Sobre

A Revista Verbo surgiu a partir das atividades desenvolvidas na disciplina de Narrativas Midiáticas do curso de Comunicação Social do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. No segundo semestre de 2017, os estudantes conheceram as novas dinâmicas da produção textual para os meios de comunicação.

Um dos grandes desafios da Comunicação nos dias de hoje é justamente o texto. Se por muitos anos, as seis perguntas do lead (quem, o que, quando, como, onde e por que) eram os grandes norteadores do estilo informativo, hoje, estamos muito perto de a Inteligência Artificial dominar essa técnica, e o diferencial da produção da notícia está no investimento em narrativas inovadoras.

Temos bons exemplos de textos que desafiam os manuais de redação como os que estão ligados ao Novo Jornalismo, ao Jornalismo Literário, mas uma infinidade de possibilidades tem surgido. São textos escritos por uma geração on-line que impulsionaram novas características ao estilo das notícias.

Como bons amantes dos manuais de redação, nos sentimos desafiados a explorar novas possibilidades de estilo, ora abraçando ora indo além do que propõe os guias. O resultado a gente compartilha com muito orgulho aqui na Verbo, uma publicação feita com o envolvimento de 37 alunos do terceiro período do curso de Comunicação Social, sob a orientação do professor Diego Gouveia. A cada um dos estudantes, muito obrigado por entrarem nessa jornada comigo!

Nas próximas páginas, a gente reservou para você o que conseguimos produzir em reportagens sobre cultura. Agradecemos ao empenho de todxs xs alunxs que contribuíram para a realização deste projeto tão especial. Entregamos para cada leitor (a) o melhor que pudemos desenvolver.